Instituto Federal Sul-rio-grandense

Campus Santana do Livramento

Curso Técnico em Informática para Internet - Integrado

Disciplina:  Laboratório de Programação Professor: Alfredo Parteli Gomes

2017
Scratch

Baixar o Scratch

Material Introdutório - Scratch

 

Exemplos - Scratch I

Exemplos - Scratch II

Exemplos - Scratch III

Exemplos - Scratch IV

 

Exemplo de Scratch com Variáveis

Exemplo de Scratch com Repetição

 
f

Tutorial do SCRATCH (pdf)

APOSTILA NOVATEC (Scratch) pt

CADERNO EXERCÍCIOS (SCRATCH (ESPANHOL) .pdf es

 
Baixar PORTUGOL (ferramenta para Fluxograma)  
BAIXAR VISUALG (interpretador de algoritmos)  
code
CodeBlocks (Ferramenta para Linguagem C)  
c
Livro de Linguagem C (pdf)  
p
MATERIAL SOBRE TRATAMENTO DE STRINGS NA LINGUAGEM C  
p
Comandos de desvio (Continue e Break)  
   

Termos básicos na programação de algoritmos:

a) Compilador - É o dispositivo que "traduz" um código escrito em uma linguagem de Alto Nível para a linguagem de Máquina (Binária).
b) Código Fonte - É quando o programa ainda se encontra em uma liguagem de Alto Nível.
c) Código Objeto - É o código já compilado, na liguagem em que o computador já consegue "entender" e a partir dele, executar as instruções.
d) Algoritmo - Seqüência finita de de instruções básicas, cuja a execução, em tempo finito, resolve um problema computacional, qualquer que seja sua instância.
e) Expressão - É uma seqüência de operações envolvendo: constantes, variáveis (Inteiras e Reais) e operadores, cujo o resultado final é jogado em uma variável.
f) Variável - Posição capaz de receber e armazenar valores.
Palavra Reservada - É uma palavra que já possui um valor pré-determinado em uma linguagem algorítmica

 

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